SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA PROLIFERAÇÃO DE CARAMUJOS AFRICANOS

Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento e da Divisão de Assistência em Saúde, informa a população que nessa época do ano em decorrência das chuvas e sol forte, aumenta a proliferação dos moluscos Achatina Fulica conhecidos como Caramujos Africanos. Esses moluscos nativos do nordeste da África, e foram introduzidos ilegalmente no Brasil na década de 80, para fins de comércio. Hoje a infestação por Achatina Fulica ocorre em quase todos os estados brasileiros. O único método que vem mostrando resultados satisfatórios em longo prazo é a coleta e destruição dos animais.

Caso a população encontre o caramujo em sua residência, deve fazer a catação manual que deve ser repetida com frequência, ao longo do ano. Os melhores horários para o procedimento de coleta são pela manhã ou no final da tarde. Em residências (jardins, hortas, pomares) ou bairros, os caracóis devem ser coletados manualmente, utilizando-se uma luva de borracha ou similar ou mesmo uma pá seguindo as recomendações:

• Proteja a pele e as mucosas: não coma, fume ou beba durante o manuseio do caracol. Em caso de contato acidental, lave as mãos com água e sabão;

• Os moluscos coletados devem ser:

✓ Incinerados, desde que haja condições adequadas para tal finalidade (incinerador, forno, latão, etc.);

✓ Ou levar em saco lixo comum para Unidade de Saúde mas próxima de sua residência.

✓ Não usar veneno: de forma alguma devem ser utilizadas iscas específicas para caracóis (ex. moluciscidas) ou outros venenos, pelo elevado risco de intoxicação de animais domésticos, crianças e adultos. Esses acidentes são fatais e esperados quando essas iscas são usadas, mesmo com todo controle. Além disso, outras espécies, como as aves podem ser atingidas.

✓ Não utilizar sal de cozinha (cloreto de sódio). O seu uso é desaconselhado, por ser ineficiente.

✓ Retire as luvas e lave muito bem as mãos. A operação deve ser repetida sempre que novos caracóis forem localizados.