EDUCAÇÃO E SAÚDE PROMOVEM PREVENÇÃO FONOAUDIÓLOGA

Educação e Saúde promovem prevenção fonoaudióloga

No dia 1º de setembro a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, iniciou o projeto “Consciência Fonológica”, nas Escolas Básicas Municipais Pequeno Príncipe, Dona Dilma Mafra, Edith Willecke, Manoel José da Silva e Manoel Eduardo Mafra, com as turmas de 2º ano.

A idealizadora e executora do projeto, Francine Illa Font Zanella, fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, explica que o objetivo é a prevenção de possíveis distúrbios de leitura e escrita.

Durante as atividades são trabalhadas habilidades necessárias para permitir a reflexão sobre as partes sonoras das palavras, para que o processo de alfabetização ocorra de forma adequada. É realizado todas as segundas-feiras no período matutino e vespertino, com término previsto para dezembro de 2014.

Já no primeiro semestre, ambas secretarias trabalharam juntas na realização da triagem fonoaudiológica nas unidades escolares municipais com a finalidade de avaliar alunos com dificuldades de aprendizado ou comunicação. Foram avaliados 78 alunos e os casos necessários encaminhados para acompanhamento. Nestes encontros a equipe escolar e os alunos receberam orientações da fonoaudióloga.