SETUR APRESENTA PROGRAMAS À CÂMARA DE VEREADORES

Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur apresentou à Câmara de Vereadores algumas ações que estão em andamento no município. Dentre os programas, foram apresentados o Conselho Municipal de Turismo de Bombinhas – Comtur, o Bandeira Azul e o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo.

O Comtur é um órgão consultivo e deliberativo, que está ativo desde 1997 em Bombinhas. Cabe a ele estimular ações para promover Bombinhas e garantir o desenvolvimento sustentável do turismo na cidade. Desta forma, é o órgão responsável pela gestão estratégica do programa de Desenvolvimento Econômico Local do Turismo – DEL Turismo.

O DEL Turismo surgiu do Programa de Desenvolvimento Local – DEL, lançado em 2012 pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. Em Bombinhas, a proposta partiu da Associação Empresarial de Bombinhas – Aemb, através da Facisc, e foi implementada em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

A metodologia do programa é inspirada no modelo alemão do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha – bbw, que tem como proposta unir os setores atuantes no segmento, como órgãos públicos, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade. Para isso, foram criadas cinco câmaras técnicas – CTs, compostas por pessoas voluntárias, para trabalharem ações e projetos de acordo com o mapa estratégico elaborado pelo Comtur.

Já o programa Bandeira Azul, prêmio ecológico concedido a praias, marinas e embarcações de turismo,está presente na cidade há cinco anos. O processo iniciou em 2017, com a iniciativa de um grupo de moradores da praia de Quatro Ilhas. Em Bombinhas, as praias da Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas foram premiadas pelo programa e o Comitê Gestor do Bandeira Azul já trabalha para a manutenção da premiação, enquanto aguarda as próximas etapas do processo.

A reunião contou com a presença dos nove vereadores, da secretária de turismo e desenvolvimento econômico, Bianca Seibt; presidente do Comtur, Jaime Mendonça Sant´Ana Junior; presidente da Aemb Mario Lamenha Lins Neto; vice-presidente da Aemb,Rafael Barbosa; consultor de praias, Luidgi Marchese, do corpo técnico da Setur e membros das câmaras técnicas do DEL Turismo.