SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Acontece de 14 a 20 de novembro a Semana da Consciência Negra realizada pela Setorial de Cultura Negra do Conselho Municipal de Políticas Culturais – ComCultura, e Fundação Municipal de cultura de Bombinhas. São duas atividades gratuitas, ambas na Casa de Cultura Dona Tila, com inscrição exclusiva por meio de formulário do Google: na sexta-feira, 18 de novembro, o Intercambio Educacional com a roda de conversa “Práticas pedagógicas e a Educação para as Relações Étnico-Raciais – ERER, que tem por facilitadora a professora, pesquisadora e arte-educadora Juliana Regazoli, de Laguna. E a 1ª Oficina de Slam Poesia de Bombinhas, no sábado, 19, que por ministrante o escritor, poeta e produtor cultural Hang Ferrero, de Itajaí.

O Intercâmbio Educacional aborda os documentos norteadores da Educação para as Relações Étnico-raciais – ERER, em âmbitos nacional e estadual, além de possíveis práticas pedagógicas que visam a promoção da igualdade racial, do respeito às diversidades culturais, e ampliação do repertório metodológico e epistemológico fundamentados em outras cosmovisões. A implementação da ERER nos sistemas de ensino tem como objetivo promover a interculturalidade e o reconhecimento das diferentes matrizes culturais do país, que será fundamentada através da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, na relação com as diferentes áreas de conhecimento.

O Slam Poesia é a Poesia falada e consiste num espaço livre, educativo e democrático de fala e escuta para dialogar sobre interesses diversos: dor, amor, natureza, família, sociedade, entre outros. É uma expressividade artística impulsionadora de empoderamento individual e de superação de barreiras pessoais, e uma ferramenta de organização coletiva. O Slam Poesia é hoje um movimento aliado de diversas causas sociais, sobretudo, da juventude. A Oficina aborda elementos de interpretação, poesia livre, postura de palco, oralidade, uso de artes integradas e figurino.

O quê: Semana da Consciência Negra de Bombinhas

Quando: 14 a 20 de novembro

Onde: Casa de Cultura Dona Tila, Rua Parati, 203, Centro

Realização: Setorial de Cultura Negra do Conselho Municipal de Políticas Culturais – ComCultura e Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas