BOMBINHAS COMEMORA AVANÇOS NO EMPREENDEDORISMO

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, através da Sala do Empreendedor, comemora os avanços no empreendedorismo em 2022. A parceria com o Sebrae/SC garantiu aos empreendedores a modernização nos processos de atendimento.

Um dos principais avanços está na agilidade para a abertura de uma empresa, que reduziu de 10 dias para cerca de 20 horas. A redução foi possível através da adoção de novos fluxos administrativos para simplificar os processos realizados pela Sala do Empreendedor.

Este ano, também foram realizadas mais de 96 horas de capacitação, entre oficinas, workshops e consultorias, oferecidas de forma gratuita para quase 150 empreendedores. Entre os temas estiveram marketing digital, precificação para comércio e serviços, liderança, gestão de equipes, vendas e atendimento.

Outro avanço foi a adesão integral à Lei de Liberdade Econômica, que reduziu a burocracia e favoreceu o desenvolvimento econômico local, através da redução dos prazos e exigências para abertura e regularização de empresas.

Também destacam-se a autonomia da Sala do Empreendedor para entrada única de documentos e liberação do acesso à Nota Fiscal Eletrônica, a implantação de 100% da legislação de compras públicas, que beneficiam as micro e pequenas empresas, e a automatização do cadastro dos MEIs no sistema municipal, evitando a exclusão do Simples Nacional.

Além disso, a Sala do Empreendedor integrou o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), na região da Foz do Rio Itajaí. O programa incentiva as empresas a iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. Em Bombinhas, possibilitou a capacitação de três empresas locais para darem início à exportação.

Este ano, a Sala do Empreendedor também iniciou a implantação do ecossistema local de inovação, com a adesão do município ao Centro Regional de Inovação (Elume Parque Tecnológico). O objetivo é que a Sala seja o ponto de ligação dos empreendedores locais com o Elume, onde serão oferecidos serviços como incubadora de empresas, consultorias, entre outros.

Todas essas conquistas trouxeram ao município de Bombinhas o Selo Cidade Empreendedor, Selo Prata de referência nacional do Sebrae em atendimento e o segundo lugar no Prêmio Sebrae ‘Prefeito Empreendedor’.

Para o próximo ano, outros avanços estão a caminho, e a Sala do Empreendedor contará com novo espaço para atendimento, mais moderno e acessível. Para saber mais, acompanhe a Sala do Empreendedor no Instagram (@saladoempreendedorbombinhas), e no blog (https://saladoempreendedorbombinhas.blogspot.com/).