BOMBINHAS PARTICIPA DO XI FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA

Entre os dias 10 e 12 de maio a equipe da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMCB, formada pelo presidente Luiz Felipe de Melo, a diretora de cultura Tabata Torres, e as servidoras Gabriela Becker, Marília Dias e Márcia Cristina Ferreira, participou do XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura em Lages. O Fórum reuniu mais de 300 gestores, servidores da pasta da cultura e agentes culturais em três dias de debate, aprendizado, troca de experiências e elaboração da Carta se Lages, que será publicizada em breve pelo Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc, realizador do acontecimento junto a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina – Fecam. A equipe da FMC participou das oficinas Elaboração de editais e nova lei de licitações; Patrimônio – a importância em separar a memória institucional da memória cultural; e A cultura e o potencial transformador de políticas culturais.

Luiz Felipe de Melo assumiu a presidência da FMCB em 10 de maio, e ressalta a importância das formações e palestras propiciadas pelo Fórum, além das trocas com o setor: “foram três dias com a equipe debatendo temas importantes para a cultura catarinense como leis de incentivo e gestão da cultura, em busca de fortalecer a política pública do setor e retornar o diálogo junto ao Governo Estadual e Federal, que resultam em grandes alianças para avançarmos e conseguirmos resultados expressivos nos próximos meses”.

Um momento importante foi a conquista do Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – Amfri, pelo segundo ano consecutivo, do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural, na categoria “Associações: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a integração dos municípios filiados à associação em torno de uma ação de promoção da cultura”. A premiação foi concedida na noite de quinta-feira, 11 de maio.

O projeto “1ª Mostra de Culinária Tradicional” foi desenvolvido pelo Colegiado de Cultura e aconteceu em 26 de abril de 2022, no Centreventos de Itajaí. O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Bombinhas integrou esta Mostra com os culinaristas Mestra Rosete Lamin de Oliveira com o prato pudim na folha de bananeira e o licor típico local Consertada; Holland Café com o Chef Aldrelylian Jak Prestes, e o prato brigadeiro de Consertada; Paulo Roberto Vitorino Mendes com os pratos cuca de Consertada, cuca de Maracujazinho e bolacha de farinha mandioca da Mestre Salete, todos sem glúten e sem Leite; Mestra Salete Maria Pinheiro Pereira com o prato bolinho de emplasto; e Silvana Leone com o prato Caldinho de Camarão.

Além de Bombinhas, os outros 10 municípios da região foram parte do projeto.