TARDE DO BEIJÚ DE JULHO

Encontro mensal de manutenção da tradição bobminense recebe reforço e incentivo dos colegiados da Amfri.

Mais uma Tarde do Beijú foi realizada na última quinta-feira, dia 03 de julho, no Museu Comunitário Engenho do Sertão em Bombinhas. O encontro é uma reunião mensal onde a manutenção dos saberes e fazeres tradicionais é proporcionada à comunidade bombinense. Fomentada e realizada pela Fundação de Cultura em parceria com o museu, a cada encontro, ganha mais visibilidade do cenário cultural da região.

Esta edição teve um diferencial, pois no mesmo dia, houve o inédito encontro de três colegiados da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – Amfri, fora de sua sede: Cultura, Turismo e Comunicação. E todos se juntaram em torno de um forno de engenho de farinha de mandioca centenário.

Os dois primeiros estiveram no município trabalhando a roteirização cultural da região. Trabalho já concretizado nas cidades de Porto Belo e Balneário Piçarras, e, ainda será consumado nos demais municípios associados a Amfri. Já o Colegiado de Comunicação realizou sua reunião mensal em Bombinhas, e como não podia ser diferente, aproveitou a oportunidade para conhecer o projeto da Fundação de Cultura.

Os participantes ficaram entusiasmados com o evento, muitos deles provaram pela primeira vez a iguaria da culinária tradicional bombinense, o beijú. “Impressionante, um evento deste vocês emplacam no cenário nacional”, destacou o relações públicas da cidade de Itajaí, Thiago Avi da Rosa.

Como sempre acontece, a tarde foi brindada pela participação da população de todos os bairros locais, além dos colegiados. A presidente da Fundação de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, destaca que o evento se consolidou no calendário regional. “Cada vez mais fortalece o encontro da Tarde do Beijú, e Bombinhas ganha visibilidade com o trabalho unificado de roteirização. Outro fator importante é que a comunicação de todos os municípios juntas presenciando a concretização deste roteiro facilita a publicidade em torno do que queremos criar”, enfatiza Nívea.

Este trabalho de unificação entre Cultura e Turismo que a criação da Roteirização Cultural realiza, desmistifica o mito de que os segmentos não trabalham juntos. O secretário de Turismo de Bombinhas, Luciano Marcondes, fala que a união é muito importante pois as cidades trabalham em prol do mesmo objetivo: Criar, promover e fomentar o bem estar social como um todo. “Nós do turismo assumimos junto a cultura o compromisso de apresentar e divulgar o roteiro cultural, não existe separação, turismo e cultura querem o mesmo intuito: valorizar os saberes, fazeres e cenários de Bombinhas”.

A próxima Tarde do Beijú acontece na primeira quinta-feira do mês de agosto, dia 07, a partir das 14 horas, no Museu Comunitário Engenho do Sertão, e o convite se estende a todos os interessados em conhecer o projeto. Querendo realizar o agendamento da visita basta telefonar para a Sede da Fundação de Cultura de Bombinhas, no número 3264-7478.