15ª MISSA DE ABERTURA DA PESCA DA TAINHA

Comunidade pesqueira e paroquial se reúnem em intenção de uma temporada de tainha abençoada.

Acontece no domingo, 28 de abril, às 10 horas, na Praia de Bombas, com acesso pela Rua Tucano, a Missa de Abertura da Pesca da Tainha, com participação de todos os atores envolvidos no processo da pesca artesanal. A celebração, em sua 15ª edição, reúne pescadores e familiares, comunidade em geral e visitantes para pedir abundância nas redes e lanços, a paz na praia e no mar, e saúde para vivenciar tranquilamente à espera dos cardumes. Além disso tanto a atividade, quanto seus artefatos e funções, é uma das características mais marcantes da identidade cultural local.

Faz-se importante ressaltar que a “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de Um Pau Só de Bombinhas” é protegida como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, termo de registro entregue ao município em 5 de maio de 2019, pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC e Governo de Santa de Catarina. Ainda, tem a proteção como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.922/2012, e Municipal pela Lei 1.285/2012. E, a Lei Municipal Nº 1.320/2013, normatiza a prática de esportes náuticos e navegação de embarcações de lazer e industrial.

A pesca artesanal da tainha de arrasto de praia inicia dia 1º de maio e deve seguir até meados de julho. A comunidade pesqueira de Bombas convida comunidade em geral e visitantes para participar deste importante momento de devoção e confraternização.

O quê: 15ª Missa de Abertura da Pesca da Tainha

Quando: Domingo, 28 de abril, às 10 horas

Onde: Praia de Bombas, acesso pela Rua Tucano

Realização: Comunidade Pesqueira de Bombas