CAPOEIRA MARAUÊ REALIZA 1° BATIZADO E TROCA DE CORDAS EM BOMBINHAS

29 capoeiristas bombinenses foram batizados e trocaram graduação diante de seis Mestres e sete Contramestres, além de professores, instrutores e monitores.

Aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro o 1° Batizado e troca de cordas da Associação Cultural de Capoeira Marauê Bombinhas, em dois momentos: roda de capoeira na Academia Sallus na sexta-feira, e no sábado 14, oficinas com o fundador do grupo Marauê Mestre Esquilo, e com Mestre Preto, e pela professora Katu, os três da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul. O acontecimento foi organizado pelo professor Kalango – Luciano Leon, sob orientação do Mestre Esquilo, e contou com a participação de Mestres, Contramestres, Professores, Instrutores e Monitores de Rio Grande/RS, Salvador/BA, Londrina/PR, Pelotas/RS e das cidades catarinenses Porto Belo, Palhoça, Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Itapema, Gravatal, além da anfitriã, Bombinhas. O encontro também promoveu diversas Rodas de Capoeira e um Maculê arrebatador.

A família Marauê existe desde 2017, fundado pelo Mestre Esquilo, gestor do grupo, que soma experiência de 36 anos de atuação na capoeira. O professor Kalango amigo e parceiro na arte do Mestre, tem 26 anos como capoeirista e leciona há 20 anos. Em 2020 Kalango instituiu o grupo em Bombinhas, e no último sábado graduou 29 alunos que trocaram a cordas cruas pelas coloridas com a cor conforme a graduação.

O próprio Kalango também fez sua troca de corda passando de instrutor a professor no acontecimento, e explica que a importância do batizado e troca de cordas para os alunos é extremamente significativa: “a maioria não percebe, mas a graduação contempla os méritos e técnicas adquiridas por treinamento intermitente, serve como estímulo e marca uma nova fase, agora as responsabilidades e exigências aumentam para todos, sempre em prol da capoeira que os ensina a serem agentes sociais admiráveis”.

O Mestre fundador do grupo, Esquilo, ressalta as conquistas da capoeira em Bombinhas: “o Batizado de Capoeira é um momento importante onde celebramos as conquistas dos capoeiristas ao entregar suas graduações (cordas), momento de apresentar à sociedade os novos integrantes desta nobre arte”. Ainda enfatiza o apoio dos familiares: “fiquei muito feliz em ver o envolvimento dos alunos e das famílias durante o evento, o brilho no olhar de cada aluno é algo que nos emociona e nos motiva a seguir em frente”.

O 1° Batizado e troca de cordas Associação Cultural de Capoeira Marauê Bombinhas contou com apoio cultural da Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura, EEB Maria Rita Flor, Espetinho Bom, Pé Vermelho a loja do capoeira, Agro Baíto, Vital Fisio, El Bagual, EA Eliel Araújo, Expressos Sabores, Hexus, Magous site e anúncios, e Programa Berimbau Sonoro Rádio Dengo Dengo FM.

O professor Kalango dá aulas de capoeira na Academia Sallus em Bombas, e no Projeto Oficinas Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.

Os alunos da oficina de capoeira do projeto oficinas culturais que foram batizados e trocaram graduação, foram:

1.Carla Milene dos Santos Girolamo “Estrela do Mar” – corda amarela

2.Ana Paula Canezin Martins “Sol” – verde-claro