FMCB DEFINE DATAS PARA EMISSÃO DA CARTEIRA DO ARTESÃO
A Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas deu início a um novo processo de cadastramento voltado aos artesãos da cidade. A iniciativa tem como objetivo a emissão da Carteira Municipal e Nacional do Artesão, documento que regulamenta a profissão e possui abrangência em todo o território brasileiro. Uma ação que faz parte do Programa Municipal do Artesanato Bombinense.
Os interessados devem comparecer na Casa de Cultura Dona Tila, na Rua Parati, 203, no Centro. O horário de atendimento será das 9h às 12h, seguindo ao cronograma específico. Em cada dia de atendimento, serão distribuídas dez senhas, por ordem de chegada.
A emissão da carteira é gratuita. Para a confirmação do registro, o artesão com idade mínima de 16 anos, deverá passar por uma prova de habilidades técnicas, que será realizada por meio de vídeo. O processo é destinado à análise dos produtos artesanais, sendo requisito fundamental que estejam em conformidade com a Portaria nº 1007/2018, que estabelece os critérios para o reconhecimento da atividade.
A carteira oferece uma série de benefícios à categoria, como a participação em feiras municipais e nacionais apoiadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro, além de acesso a eventos e editais voltados ao setor artesanal, fortalecendo o setor artesanal e garantindo reconhecimento formal.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp: (47) 3264-7478.
Próximas datas de avaliação:
• 31 de março
• 28 de abril
• 26 de maio
• 30 de junho
Documentos e materiais:
Comprovante de residência atualizado em nome do requerente (como contrato de aluguel ou cadastro no posto de saúde);
Documento de identidade (RG) e CPF originais (não é necessário cópia);
Produtos artesanais que serão avaliados;
Vídeos com duração mínima de 2 minutos, nos quais o artesão:
– apareça (rosto);
– apresente o início, o desenvolvimento e a finalização da peça;
– podendo ser vídeos separados para cada etapa;
– no caso de diferentes produtos, é necessário um vídeo para cada peça.

