DIA MUNDIAL DA LIMPEZA: FAMAB PROMOVE MUTIRÃO DE LIMPEZA NAS PRAIAS DO CENTRO DE BOMBINHAS

Foram retirados 189,32 kg de resíduos sólidos praias do Centro, Prainha, Embrulho e Lagoinha

No último dia 16 de setembro, o município de Bombinhas testemunhou uma mobilização de grande escala em prol do meio ambiente. O evento em questão foi o Dia Mundial de Limpeza Praias e Rios, conhecido internacionalmente como Clean Up Day, uma ação global que visa remover resíduos sólidos dos ecossistemas aquáticos. Desde 2011, essa iniciativa tem reunido milhares de pessoas em todo o mundo, e em Bombinhas, ela foi promovida pelo Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB).

A ação contou com um apoio significativo de diversas instituições e entidades locais, incluindo TPA Bombinhas, Parley for the Ocean, Instituto Sueco Brasileiro de Economia Circular, Projeto Our Blue Hands, Vento Solar Pousada, Costa Esmeralda Rede de Hotéis e Pousadas, Mestre das Águas, Programa Escola do Mar, Instituto Tartabinhas, Águas de Bombinhas, Zimbros Ecotour, Instituto Gaia Guria, Garapuvu Associação Ambiental, Lions Club e Jed Reciclagem.

A limpeza abrangeu as praias do  Centro de Bombinhas, Prainha, Embrulho e Lagoinha, com uma equipe dedicada à limpeza subaquática entre as praias do Centro e Prainha, envolvendo cerca de 70 voluntários.

Essa atividade está alinhada com as metas do Plano Municipal de Combate ao Lixo do Mar e do Programa Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca promover a colaboração entre o poder público, a sociedade civil e a população para uma gestão adequada dos resíduos sólidos que afetam os rios e oceanos.

A ação de limpeza resultou na retirada de 189,32 kg de resíduos sólidos  das praias de Bombinhas. Notavelmente, cerca de 87% desse peso total correspondia a materiais recicláveis, com 58% composto por itens plásticos, como sacos, copos descartáveis, embalagens de alimentos e canudos, seguidos por metal (17,5%) e vidro (12%). Esses materiais foram encaminhados para a reciclagem, enquanto o restante, aproximadamente 13% dos resíduos coletados, foi considerado rejeitos e destinado à coleta convencional de resíduos.

É crucial agir na redução do uso de materiais como o plástico, uma vez que iniciativas governamentais, como a Lei nº 1787/2021 em Bombinhas, buscam proibir o uso de plásticos descartáveis e de uso único no município. No entanto, para que essas políticas públicas tenham sucesso, é necessário o envolvimento de toda a sociedade em direção a um desenvolvimento responsável e sustentável.

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas, expressa sua gratidão a todos os voluntários e apoiadores que tornaram possível essa importante ação em prol da limpeza e preservação do meio ambiente.