MUTIRÃO DE ENDOSCOPIA EM BOMBINHAS

Secretaria de Saúde promove mutirão de exame de endoscopia e consegue baixar número de fila de espera no município.

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Bombinhas realizou, pela primeira vez no município, na última sexta-feira, um “mutirão” para realização de exame de endoscopia na Policlínica Municipal. Foram realizados 50 endoscopias pré agendadas pela equipe da divisão de controle e avaliação da Saúde.

Esta estratégia se tornou necessária para solucionar o problema de demanda reprimida no setor. Alguns usuários como Dona Elisa Silva Cabral Pereira aguardava o exame a três meses, outros como Osvaldo Santos, morador do Zimbros, de apenas 10 anos, esperava a 15 dias pelo exame. Isto porque até o mês passado, este exame era realizado em Balneário Camboriú, e por causa disto havia limite para que os bombinenses conseguissem realizar o exame. No entanto, uma das grandes vitórias da população é justamente a realização de exames de média complexidade na Policlínica Municipal, e para acabar, definitivamente, com a fila de espera, na sexta-feira passada, dia 27 de junho foi o “Dia D” para a endoscopia.

A Técnica em Estratégia de Saúde da Família, Vanessa Figueiredo de Oliveira, fala que não é apenas em infraestrutura que as mudanças são visíveis em Bombinhas. “Na saúde as mudanças são impressionantes, a gestão é comprometida com o povo. Hoje em dia vemos a prefeita sempre correndo atrás de recursos pra melhorar cada vez mais”, destacou Vanessa.

Atualmente além de endoscopia são realizados no município exames de colonoscopia, ultrassonografia, Raio-X e laboratoriais. E Bombinhas disponibiliza de consultas com especialistas de: ginecologista, pediatria, psiquiatra, cardiologista, fisioterapeuta, ortopedista, nutricionista, além das cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família.

A Diretora de Controle e Avaliação, Vanessa Dalcina Pinheiro, explica que no próximo mês o setor pretende organizar mais um mutirão e assim ficará com os procedimentos normalizados. “Recebemos em torno de três a quatro solicitações deste exame ao dia, com mais um mutirão ficaremos com a demanda regularizada”, enfatiza Vanessa Dalfina.