SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APRESENTA O FUTURO DA LITERATURA BOMBINENSE

Poema e redação de alunas da rede municipal representam Bombinhas na fase estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa Nacional.

Desde o início do ano, os professores de Bombinhas, de língua portuguesa, dos 6º aos 9º anos, trabalham conteúdos com seus alunos para participação na Olimpíada de Língua Portuguesa nas fases escolar e municipal. Da mesma forma os estudantes dos 5º anos desenvolvem este conteúdo, todavia com seus professores regentes, haja vista que ainda não têm aulas separadas por área.

O mês de agosto foi o prazo para submissão dos trabalhos escolhidos para a fase estadual da olimpíada, com isto as comissões julgadoras escolheram os trabalhos de cada unidade escolar, e enviaram, através do site da olimpíada, para que fosse formalizada a fase municipal. A organização da Olimpíada Nacional, enviou os trabalhos de cada escola á Secretaria de Educação para que a escolha de um por categoria fosse realizada, Todo este processo foi realizado no escuro, ou seja, a comissão julgadora não sabia o autor da poesia e da redação, já que Bombinhas participou nestas duas opções.

No dia 25 o resultado dos trabalhos que representam o município foram divulgados: poesia a ganhadora é a aluna Clarisse da Silva, do 5º ano 1, da Escola Básica Municipal Dona Dilma Mafra, e na categoria redação a vencedora é a Maísa Merlo, do 7º ano 1, da Escola Básica Municipal Manoel José da Silva.

O futuro da literatura bombinense

A Poetisa

Tímida, cabelos escuros, com nome de escritora famosa e o rosto começando a ganhar as marcas da adolescência, Clarisse da Silva, de 10 anos, leu o poema que escreveu para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Nacional na fase escolar, para todos os colegas, do turno matutino no dia 27 de agosto, na EBM Dona Dilma Mafra.

Diante dos amigos, pais e professores, a menina do 5º ano 1, declamou as estrofes que falam da beleza singular de Bombinhas, da preservação e do tempo que passa e não tem como voltar. E com suas métricas e rimas, é a representante desta categoria de Bombinhas, na fase estadual. “É, Bombinhas cresceu, vamos cuidar e preservar, depois você vai pedir pro tempo, e o tempo não vai voltar”, estrofe do poema de Clarisse.

A defensora da memória

Igualmente tímida, com óculos modernos de aros vermelho, morena e nome de cantora da MPB, Maísa Merlo, 13 anos, aluna do 7º ano 1 da EBM Manoel José da Silva, representa o município na fase estadual com a redação “A pesca do camarão”. Sem saber, a menina escreveu seu texto em duas metodologias de pesquisa fundamentadas na memória: História Oral e Histórias de Vida.

Entrevistou a avó, Dona Senhorinha Rosa Firmo dos Santos, e relatou a história de sua própria família na pesca do camarão, a vivência e o comércio. Outra questão abordada de forma natural pela escritora mirim é o gênero, já que valorizou a história da mulher.

Em ambas escolas e turmas as professoras, Carla Jorgensen e Maristela Della Roca Medeiros respectivamente, abordaram os temas em sala de aula, e promoveram estudos relevantes a cada modalidade.

E exercitando suas capacidades e competências as duas meninas sobressaíram-se aos demais, e chegaram ao máximo na fase municipal com o direito de representar Bombinhas na fase estadual. “…A salga é onde as mulheres se reuniam para limpá-lo e depois disso, elas colocavam o camarão no balaio e iam para o mar lavá-los; assim que o camarão já estava limpo elas saíam para devolver aos pescadores para que eles pudessem vendê-los em outros locais”, trecho da redação de Maísa.