BOMBINHAS TEM O MAIOR IDEB NAS SÉRIES INICIAIS NA REGIÃO DA AMFRI

Bombinhas tem o maior Ideb nas séries iniciais na região da Amfri

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, mostrou números para o município comemorar nos anos iniciais, Bombinhas superou a meta de 2017, ao alcançar o índice 6,3. Ess meta coloca Bombinhas entre os 500 maiores IDEB do país e entre os 50 maiores IDEB de Santa Catarina, e com o maior Ideb da AMFRI. Isto significa que as atividades desenvolvidas na melhoria do aprendizado, principalmente, as diferenciadas, multidisciplinares que resultam na assimilação do conteúdo de maneira inovadora, estão surtindo o resultado almejado.

Já nos anos finais aumentou a intensidade da luz de alerta que a Secretaria da Educação já tinha acesa, pois, além de não alcançar a meta, o índice caiu de 5,3 para 4,9. Desde o início deste ano os gestores educacionais bombinenses implantaram uma série de inovações pedagógicas, pactuadas com os professores da rede em várias reuniões, e a avaliação online realizada no mês de julho deste ano já apontava deficiências e a necessidade de correção de rumo.

Para reverter o quadro de queda no Ideb no 9° ano do ensino fundamental, o Secretário de Educação, Alexandre André dos Santos, ressalta várias ações, como a compra do material didático da editora Positivo, a Olimpíada Municipal de Matemática, o projeto Mais Matemática, a Feira Integrada de Ciências, o projeto Jovem Cientista de Bombinhas, a Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa e o Laboratório de Inovação em Tecnologia e Metodologia, este último, de forma multidisciplinar, permeia todos os conteúdos, e será implementado em todas as unidades escolares.

O estado de Santa Catarina é um dos que concentra os mais altos índices no Ideb, com o número 5,9 nos anos iniciais e 4,7 nos finais. Em muitos estados da federação houve defasagem do índice nas séries finais, o que resulta em debates, tanto do Ministério da Educação, quanto do Conselho Nacional de Educação, sobre a melhoria do ensino básico brasileiro, haja vista, que o baixo rendimento tem sido entendido pelos pesquisadores como reflexo de inércia nos anos iniciais, que gradualmente, tem modificado ao longo do tempo.

A meta prevista pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, para o município de Bombinhas no Ideb de 2015 no 9º ano é 5,7, e o Secretário de Educação, e sua equipe, confia que alcançarão o índice, a partir dessas ações e da aprovação do Plano Municipal de Educação, que direcionará o esforço de toda a rede de ensino na melhoria da qualidade do ensino.