SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INAUGURA O PRIMEIRO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL

Secretaria de Educação inaugura o primeiro laboratório de inovação tecnológica do ensino infantil.

A criação do Laboratório de Inovação em Tecnologia e Metodologia Educacional – LITEM pela Secretaria de Educação de Bombinhas, é uma aposta ousada de criação de espaços que possibilitem a experimentação e reflexão, sobre diversos desafios, no âmbito da gestão escolar do município.

O LITEM na educação Infantil tem igual funcionalidade ao ensino fundamental, porem com olhares diferenciados para algumas questões que são particulares ao ensino infantil. O primeiro propósito é oferecer aos profissionais da educação uma melhor estrutura de trabalho, propiciar um local de pesquisas e também a relação visual presente no desenvolvimento dos alunos do Centro de Educação Infantil, organizando planos de aula para que o estudante possa reconhecer a suas e as demais realidades.

A criança pequena aprende através de estímulos, sejam eles sonoros, táteis, visuais ou emocionais e o processo cognitivo realiza-se através da brincadeira. Para o aluno da educação infantil o aprendizado, obrigatoriamente, precisa ser lúdico em respeito a própria infância. O LITEMei garantirá o acesso dos alunos a jogos, recursos tecnológicos, instrumentos de pesquisa e a toda infinita possibilidade que a internet oferece em prol do conhecimento.

Atrelado ao planejamento do professor, as questões temáticas que partam ou não das dúvidas das crianças, serão esclarecidas com o auxílio da tecnologia. O laboratório conta com cinco tablets, uma televisão conectada ao mundo através da internet, que possibilitam infinitas vivências estéticas.