TARDE DO BEIJÚ DE MAIO

A Fundação Municipal de Cultura realiza na quinta-feira, dia 7 de maio, em parceria com o Instituto Boi Mamão, mais uma Tarde do Beijú. O encontro dos saberes e fazeres tradicionais reúne a comunidade e visitantes em torno de um forno de engenho centenário, para fazer o beijú, uma espécie de biscoito resultante da massa de mandioca antes de ser torrada no forno.

Além de participar da manutenção desta herança tão presente na identidade cultural, o encontro promove o aprendizado e a degustação deste prato recorrente na mesa bombinense, e proporciona uma agradável conversa sobre os causos, histórias e lendas locais.

Em seu terceiro ano de realização acontece toda primeira quinta-feira dos meses de abril a novembro e agrega inúmeras visitas técnicas das escolas municipais, desde o maternal até os 9º anos, escolas estaduais, graduandos, mestrandos e doutorandos nas áreas de história, antropologia, turismo, gastronomia, enfim, aquelas que englobam a cultura, aliados as matronas bombinenses que, generosamente, compartilham seus saberes, regado a um delicioso café.

Nesta edição o evento conta com a participação especial da professora Yolanda Flores e Silva da Univali, Mestre em Antropologia e Doutora em Filosofia da Saúde que fará uma roda de discussão sobre a “Mandioca, sua propriedade e utilização”. Ainda, haveráum bazar com produtos de artesãos do Projeto Costa Esmeralda/Sebrae e roupas e acessórios do Brechó Armário da Maria da loja do Museu Comunitário Engenho do Sertão.

Para participar não é necessário fazer inscrição, basta se deslocar até o Museu Comunitário Engenho do Sertão, a entrada é livre. Venha participar, saborear e vivenciar a beleza da cultura tradicional bombinense e entender um pouco mais sobre as raízes locais.

O que: Tarde do Beijú

Quando: quinta-feira, dia 7 de maio, a partir das 14 horas.

Onde: Museu Comunitário Engenho do Sertão – Rua Abacate, 452, Sertãozinho.

Informações: (47) 3264-7478, entrada livre.