GRUPOS AÇORIANOS BOMBINENSES RECEBEM PESQUISADORA CANADENSE

Nesta sexta-feira o grupo de dança açoriana da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Roda de Eira, recebeu a visita da doutorando canadense Jamie Corbett. Formada em música no Canadá, Jamie esta sem eu segundo ano no doutorado de etnomusicologia (antropologia da música) pela Brown University na cidade de Providence, capital do estado de Rhode Island, nos Estados Unidos.

A visita que se encerra no dia 12 de junho, tem base na cidade de Florianópolis, mas a pesquisadora além de Bombinhas, também visitará a cidade do Rio de Janeiro onde pretende encontrar o grupo Padre Tomáz da Casa dos Açores, um dos mais antigos grupos açorianos do Brasil.

Jamie chegou a Bombinhas na quinta-feira e foi hospedada pela coordenadora do grupo Folclórico Mixtura, Vera Eli Pereira Pires e pôde assistir ao ensaio do grupo. Na sexta-feira acompanhou o ensaio do grupo Roda de Eira na Casa de Cultura Piana do Crivo, e ainda ouviu uma cantoria de boi de mamão improvisada realizada por alguns integrantes do grupo Eira meu Boi.

A pesquisa de Jamie é exploratória na qual pretende garimpar material sobre música folclórica açoriana e música regional catarinense. Ela se diz impressionada ao descobrir a quantidade de grupos açorianos que o Brasil possui, pois acreditava fora do território português, existir somente nos Estados Unidos e Canadá. “A vinda a Bombinhas ampliou meus conhecimentos acerca da relação governo e folclore e me propiciou participar do ensaio de ambos grupos de música de base açoriana local. Espero voltar em breve”, destaca Jamie.

O coordenador do grupo Roda de Eira e diretor de cultura, Luis Antonio Patricio, ressalta a importância da visita da pesquisadora, pois o intercâmbio prossibilita a troca de experiências além de ser uma oportunidade diferenciada as crianças que integram o grupo. “A meninada ficou encantada com a presença da Jamie, muitos deles nunca tiveram contato com uma estudante canadense e perguntaram tudo o que podiam a ela”, salienta Luis.

A pesquisadora canadense, além de conteúdo para sua pesquisa, leva de Bombinhas acolhimento e calor humano. Em sua passagem por Florianópolis Jamie participou da Festa do Divino Espírito Santo e assistiu a apresentações de Bois de Mamão e música popular brasileira.

Você também encontra este conteúdo no link: http://goo.gl/H1oYBM