PREFEITURA DE BOMBINHAS PROMOVE CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Bombinhas através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho de Assistência Social realizará a sua VIII Conferência Municipal de Assistência Social no dia 15 de julho, quarta-feira. A abertura oficial acontecerá, na Câmara de Vereadores, a partir das 13h. O encontro terá nesta edição, como tema central “As Diretrizes para o SUAS nos próximos dez anos – Plano Decenal 2016 – 2026”.

Representantes da Prefeitura, organizações não governamentais, usuários dos serviços de assistência e interessados no tema são aguardados no encontro, que será dividido em três eixos temáticos: Eixo I – Enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; Eixo 2 – Pacto Federativo e a consolidação do SUAS e Eixo 3 – Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Este ano o SUAS – Sistema Único de Assistência Social comemora 10 anos de implantação no Brasil, então, nesta conferência, além de avaliar os trabalhos realizados durante uma década, ainda serão discutidas ideias para a construção de diretrizes do Plano Decenal 2016-2026. “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

A programação traz na abertura, apresentação cultural, a leitura do regimento interno, e a apresentação dos dados da VII Conferência pelo Secretário Maurício Leal, e no encerramento teremos a plenária com apresentação de relatórios dos grupos de trabalho e eleição dos delegados para a Conferência Estadual em setembro de onde as propostas dos catarinenses serão enviadas para a Conferência Nacional de Assistência Social.

“Nossa meta é analisar, propor e deliberar sobre as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Vamos traçar metas para o futuro, nosso interesse é fortalecer a política pública, valorizar os profissionais e proporcionar autonomia a população”, destacou o Secretário de Assistência Social Maurício Leal.