PREFEITURA REALIZA COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE TPA

A Prefeitura de Bombinhas recebeu nesta sexta-feira, dia 29 de abril, os principais veículos de comunicação da região para anunciar o relatório final da Taxa de Preservação Ambiental – TPA 2015/2016.

A Prefeita Paulinha explicou aos presentes sobre os avanços no sistema, que foram implementados para a maior comodidade durante o período de pagamento: totens para autoatendimento para pagamento com cartões de crédito; 15 pontos de atendimento presencial no município; o Posto de Atendimento ao Turista, na entrada da cidade, que passou há operar 24 horas; um novo posto no morro de Zimbros com atendimento até a meia noite, diariamente. O pagamento através do site da Prefeitura foi totalmente reformulado, agora com mais facilidade de acesso; e a rede credenciada para recebimento no comércio varejista local foi ampliada. Paulinha também destacou os benefícios que a TPA vem trazendo ao município no que se refere a preservação, limpeza e conservação das praias, além da criação de novas Unidades de Conservação. “O maior legado que a TPA deixa para a população de Bombinhas é a desapropriação das áreas para a criação do Parque Municipal da Costeira de Zimbros. Nada disso seria possível sem a TPA”, afirmou Paulinha.

O Vice-Prefeito Paulinho informou sobre o convênio firmado com o Governo Estadual, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, que disponibiliza o banco de dados dos veículos para consulta do Ciasc, garantindo assim a expedição, via correio, das notificações aos proprietários de veículos inadimplentes com rapidez.

Na ocasião, os presentes puderam testemunhar a assinatura do Termo de Auxílio para Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável Nº 01/2016, que regulamenta a concessão de auxílio financeiro no valor de até R$ 800.000,00, divididos em quatro cotas, destinados a incentivar atividades para produção e consumo sustentáveis em seus sucessivos ciclos na cidade.

Serão selecionados projetos, que incluam ações nas seguintes áreas da produção e consumo sustentáveis: educação ambiental, agroecologia, reciclagem e reaproveitamento de resíduos, alimentação saudável e sustentável para a população, redução do uso de sacolas plásticas, cursos e seminários de incentivo a produção e consumo consciente aos alunos do Ensino Fundamental II, e sistemas comunitários de permacultura e agroecologia.

Os jornalistas tiveram acesso ao balanço contábil da movimentação da TPA e ao resultado da Pesquisa de Demanda Turística realizada nesta temporada, onde 78,62% dos visitantes brasileiros e estrangeiros aprovam a cobrança da TPA, assim como mais de 90% da população local. Para visualizar o balanço da arrecadação acesse o link: http://www.bombinhas.sc.gov.br/uploads/476/arquivos/745560_Relatorio_da_Taxa_de_Preservacao_Ambiental___TPA_20152016.pdf