BOMBINHAS REALIZA MOSTRA DE CINEMA INFANTIL

A semana de 24 a 28 de outubro a Fundação Municipal de Cultura realizou a Mostra de Cinema Infantil 2016, na Casa de Cultura Piana do Crivo. Este ano, além das escolas da rede municipal e dos alunos do Projeto Oficinas Culturais, as sessões foram abertas ao público em geral, contemplando desta forma, alunos de outras redes de ensino, pais, além de visitantes. Ao todo foram mais de 975 participantes que foram recepcionados pelas personagens Ana Conto (Márcia Sena) e Maria Leitura (Sofia Lessa). Além de assistirem uma seleção de curtas metragens com abordagem para o cinema regional e nacional, se divertiram a valer com a dupla. “Foi uma semana de muito trabalho, muita alegria, e de saldo positivo. Sempre procuramos inovar, e a cada ano temos algo novo para surpreender as crianças, além é claro, dos excelentes filmes apresentados. É gratificante ver o sorriso no rosto das crianças. Tenho certeza que foram dias especiais”, ressalta Josiani Muriel da Silva, organizadora da semana juntamente à bibliotecária Patrícia Vilma Pinheiro da Silva.

Essa programação intensa proporcionou na sexta-feira uma seleção diferenciada em comemoração ao Dia Internacional da Animação – DIA, considerado o maior evento de cinema simultâneo do mundo, que chega a sua 13ª edição em 2016, contemplando mais de 200 cidades em todo o Brasil, com curtas metragens nacionais e internacionais.

Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para celebrar este marco, a Associação Internacional do Filme de Animação – Asifa, lançou a comemoração com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, desde 2004. O acontecimento tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação, reforçar a animação como técnica cinematográfica, a formação de plateia e a inclusão a cultura cinematográfica a toda a comunidade.