EBM EDITH WILLECKE RECEBE PROJETO CULTURA LOCAL

Pesquisar, mapear, catalogar causos e lendas e levar a crianças e adolescentes, esse é o objetivo do Projeto Cultura Local, apresentado em dez cidades catarinenses de forma gratuita e que foi recebido pelos alunos da Escola Básica Municipal Edith Willecke neste mês de maio através da parceria com a Prefeitura de Bombinhas. A leitura dos causos e acasos é feita pelos atores do AN Produções Culturais através do patrocínio do edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura 2014 e Ministério da Cultura/Prêmio Leitura para Todos 2014. O público alvo foram os alunos do 1º e 2º ano.

O projeto resgata através de pesquisas as lendas, causos, contos e histórias que estavam sendo perdidas do povo catarinense. Fruto deste trabalho também é o Documentário de Pesquisa, Memória Viva, onde podemos ter acesso a pesquisa realizada e de alguma forma ao exibir o documentário resgatar estas lembranças dos causos e acasos em crianças e adolescentes.

Bombinhas recebeu para sua biblioteca pública/escolar um exemplar do DVD documentário em full hd Memória Viva do projeto. Para o produtor cultural e contador de causos João Daniel, os ganhos são imensuráveis “Foi lindo, só temos a agradecer as crianças, escolas, e cidades que nos receberam tão bem” enfatizou ele. Para Dhio Adhelino coordenador do projeto e contador de causos o projeto Cultura Local é tem um grande impacto, pois devolve às crianças o hábito de ouvir estórias e causos de forma simples.