BOMBINHAS TEM PARTICIPAÇÃO EXITOSA NA CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Bombinhas encerrou o mês de abril concluindo com sucesso a etapa escolar da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente através dos alunos de 6º a 9º anos da Rede Municipal de Ensino e da Rede Estadual nas escolas Maria Rita Flor e Prefeito Leopoldo José Guerreiro. A mobilização das escolas básicas municipais aconteceu nos dias 5, 6 e 8 de março, com o objetivo de organizar a pesquisa, o diálogo e a reflexão sobre o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” reunindo toda a comunidade escolar.

A Conferência foi realizada através de parceria da Secretaria Municipal de Educação – SME e a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB . No dia 19 as escolas municipais e estaduais participaram da etapa regional, em Itajaí. Os estudantes, delegados e suplentes, acompanhados de profissionais da educação, elegeram o representante, que segue para a etapa estadual, em Laguna.

A Conferencia é uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999 que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. A V CNIJMA também acontece no âmbito do compromisso brasileiro com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta agenda possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem implementados durante os próximos 15 anos. Além disso, a Conferência se insere no contexto da realização do 8º Fórum Mundial da Água: Compartilhando Água, que será sediado pelo Brasil, em Brasília – DF, de 18 a 23 de marco de 2018.