BOMBINHAS ADERE AO BANDEIRA AZUL

A Prefeitura de Bombinhas aderiu oficialmente ao Programa Bandeira Azul. O prefeito, Paulo Henrique Dalago Muller, assinou o termo para pleitear a certificação internacional nesta quarta-feira, dia 6, que permite que as Praias de Quatro Ilhas e Mariscal participem da fase piloto do Programa, que pode durar até dois anos. O ato integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente – Famab. Na ocasião, também ocorreu uma palestra sobre o programa, uma explanação do andamento do processo para as praias de Quatro Ilhas e Mariscal e ainda uma palestra sobre o Programa Eco-Escolas.

A coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, apresentou as diretrizes, os critérios, o histórico e dados do programa. Leana ainda compartilhou experiências de outras praias e tirou dúvidas do público presente. A turismóloga da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, Keli Bevegnú, apresentou as ações e atividades realizadas até o momento e as próximas etapas do processo para a adequação das duas praias. Já foram realizadas, por exemplo, visitas técnicas, reuniões de trabalho, workshops e análises da qualidade água.

Durante o seminário, foram distribuídos formulários de inscrição para que os interessados em fazer parte do Comitê Gestor do Bandeira Azul em Bombinhas pudessem se manifestar. O grupo de trabalho é um dos 34 critérios para conquista da certificação e deve envolver representantes de diversos setores que estejam diretamente engajados no dia a dia e no uso das Praias de Quatro Ilhas e Mariscal. O Comitê será responsável por planejar, acompanhar e executar ações para atender as demais exigências do Programa.

Os interessados em integrar o comitê podem preencher a ficha de interesse disponível no link: https://goo.gl/forms/aPsHik85yD65rMad2 e enviar o formulário online até o dia 13/06/2018. Em seguida a Famab e a Setur devem divulgar a composição final do comitê, que iniciará os trabalhos ainda no mês de Junho.

Programa Eco-Escolas

O Programa Eco-Escolas objetiva incentivar e capacitar os alunos e professores a criar ações em suas escolas combinando aprendizagem com gestão e proporcionando assim um método eficaz para a melhoria ambiental e desenvolvimento sustentável. A metodologia foi apresentada pelo coordenador nacional, Ricardo Cerutti Oehling, também do Instituto Ambientes em Rede.

A implementação do Programa com sucesso conferirá à escola a premiação “Bandeira Verde”, ou seja, o reconhecimento de uma gestão ambiental e sustentável coerente e com qualidade. O Eco-Escolas foi desenvolvido pela FEE (Foundation for Environmental Education), formada por uma rede de instituições ao redor do mundo. Além desses, o Instituto Ambientes em Rede ainda trabalha com os Programas Jovens Repórteres do Meio Ambiente e Aprendendo Sobre Florestas. Todos podem ser desenvolvidos em escolas da rede pública ou particular de ensino.

Sobre o Bandeira Azul

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC. O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional.