ESCOLA MANOEL EDUARDO MAFRA REALIZA MOSTRA EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA EDUCAÇÃO”

Escola Manoel Eduardo Mafra realiza Mostra em comemoração ao “Dia da Educação”.

Em comemoração ao Dia da Educação, celebrado no dia 28 de abril, a Escola Básica Municipal Manoel Eduardo Mafra promove uma mostra de materiais, livros e fotos dos projetos didáticos pedagógicos, desenvolvidos pelo corpo docente e alunos da unidade de ensino. O intuito é homenagear os mestres e professores pelo seu empenho no fomento da educação de qualidade, e incentivar os alunos tanto no desenvolvimento artístico quanto no engajamento pela causa da educação.

A mostra está em exposição no hall do primeiro andar da Prefeitura de Bombinhas, ao lado da Secretaria de Educação, em frente ao auditório, localizada à Rua Baleia Jubarte, 328, no bairro José Amândio. É aberta ao público no horário das 9 às 12h e das 13h30 às 17h30, até o dia 15 de maio.

Conforme a diretora da escola, Cristiani da Siva, o propósito é cumprir com o objetivo maior de trabalhar para formação de um ser humano melhor. “Quemos ajudar na construção de indivíduos que busquem e trabalhem por um mundo digno, sendo cidadão no caminho da autonomia com existência de vínculos afetivos”. Também a coordenadora Zuê Maria Miquelina explica que o sentimento de pertencia social, natural, de intercomunicação e linguagens é despertado através de atividades lúdicas como as da mostra, incentiva a criança e, principalmente, proporciona o entendimento desses conceitos e práticas.

Dentre muitos mestres, foi eleito AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA como patrono da data comemorativa. Com infância pobre, frequentou escolas sem muitos recursos, mas já demonstrava grande inteligência e esforço. Notável aluno, tornou-se professor aos 15 anos, profissão que exerceu até os 70 anos. Quando não ensinava em sala de aula, dedicava-se à transmissão do conhecimento por outra via: a lexicografia (técnica de redação e feitura de dicionários).

Tanto estudo o levou a publicar seu próprio dicionário, obra de muito trabalho e insuperável sucesso, que indiretamente, por meio de verbetes, o professor continua a ensinar. E é assim até hoje.