UNIDADE DE SAÚDE JOSÉ AMÂNDIO MONTA GRUPO DE “TEATRO DE FANTOCHES DO ZÉ”

Primeira apresentação de peça teatral de fantoches encanta alunos da educação infantil.

Na sexta-feira, dia 25 de abril, a Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família do bairro José Amândio, composta pelo cirurgião dentista Carlos Takayuki Yamanaka, pela auxiliar de consultório Elizabeth de Assumpção e as agentes comunitárias Mara Regina, Jozelaine, Marinês e Juliane, iniciaram as apresentações da peça teatral “A Transformação da Carioosa”. Os dois primeiros espetáculos foram realizados para um público muito especial, os aluninhos dos centros de educação infantil Arco Íris, no bairro do Morrinhos, e Peter Pan, no bairro do Zimbros. O objetivo é, através do lúdico, incentivar a higiene bucal, na intenção de pela brincadeira propiciar o aprendizado. O grupo faz uso da técnica centenária famosa por prender a atenção dos pequenos, além de ser uma verdadeira terapia a quem a executa o Teatro de Fantoches.

O grupo de “Teatro de Fantoches do Zé” foi idealizado e criado pela equipe de saúde bucal da UBS José Amândio e tem a coordenação do dentista Carlos yamanaka, e, somou-se a esta atividade a apresentação do Coral da ESB de Zimbros, que conta com a participação do cirurgião dentista Marcelo Miranda Nacer, da auxiliar Leila Lídia da Rosa e das agentes comunitárias Esfefani, Edna, Thayline e Thaynara, que com suas belas canções, abrilhantou ainda mais o espetáculo.

O dentista Carlos, explica que as orientações foram passadas de uma forma simples, pensando em semear nas crianças o hábito saudável de após a alimentação, realizar a higiene bucal, com o uso do fio dental e escovação. Dessa forma o aprendizado é absorvido pelas crianças que, além de tomar para si o conhecimento, leva as informações para os seus lares. O que acaba por incentivar o desenvolvimento dos bons hábitos em saúde bucal, de toda a família.

O grupo pretende realizar apresentações nas demais unidades escolares com pré-agendamento. Abaixo programação até o momento. A Prefeitura de Bombinhas agradece o empenho e dedicação de todos os envolvidos na montagem e apresentação da peça, pois graças a esse trabalho, é promovido o processo de reeducação da higiene bucal.

Cronograma:

15 de maio (período vespertino):CEI Arco Íris (morrinhos) e Peter Pan (zimbros)
22 de maio (vespertino): EBM Dona Dilma Mafra
23 de maio (matutino): EBM Dona Dima Mafra

*As demais escolas ainda estão em processo de agendamento.

Informações adicionais na Unidade Básica de Saúde do José Amândio, com o Dr. Carlos Yamanaka ou a enfermeira reponsável pela UBS, Vivian de Vergennes, no telefone 3369-1698.