EDUCANDO O OLHAR PARA O TURISMO DA COSTA VERDE & MAR

Duas turmas de 5º ano do ensino fundamental da EBM Dona Dilma Mafra estão participando do Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar, projeto executado nos dez municípios da Costa Verde & Mar, que trabalha a temática do turismo nas escolas públicas da região turística. A ideia central do projeto é levar maior conhecimento e valorização do turismo local e regional a esses estudantes, apresentando o turismo como um dos impulsionadores da economia e um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento da região no cenário nacional e internacional.

No último dia 11 de junho, os alunos conheceram os conceitos de turismo, turista, excursionista, regionalização, oferta e demanda e receberam os mapas turísticos da cidade e da região. O tema está sendo trabalhado como fundo para diversas atividades pedagógicas, a exemplo da produção de desenhos que simbolizam a pesca da tainha com o uso de formas geométricas. Outras atividades como visitas técnicas em atrativos turísticos, produção de vídeos e cartões postais, e intercâmbio entre os municípios deverão ser realizadas nos próximos meses. Para o fechamento do projeto, será realizada no segundo semestre, uma mostra escolar de turismo da Costa Verde & Mar. As atividades são realizadas através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O projeto

O projeto, desenvolvido pelos colegiados de Educação e Turismo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI teve início no ano passado, com a formação de um comitê gestor das duas áreas, que reuniu coordenadores pedagógicos, turismólogos e professores no planejamento e estruturação da proposta. Dentre os temas a serem abordados, destaca-se a importância do turismo como ferramenta social de preservação, valorização da história, da cultura e impulsionador da responsabilidade para com o social e ambiental. Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no link: https://bit.ly/2IoZ2e7.