ALUNOS BOMBINENSES PARTICIPAM DE OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Bombinhas participa da 10ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Os alunos bombinenses da série finais, ou seja do 6º ao 9º ano, participaram no dia 27 de maio, última terça-feira, da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. No total, as escolas da rede municipal Dona Dilma Mafra, Edith Willecke e Manoel José da Silva, somaram 599 alunos. As provas da 1ª fase, composta por 20 questões objetivas (múltipla escolha), foram aplicadas pelas próprias escolas, seguindo o gabarito fornecido pela organização da OBMEP.

Os professores de matemática da rede, explicam que o sistema além de avaliar o conhecimento geral da disciplina, insere os alunos num processo que será comum em suas vidas, já que, passarão por diversos métodos seletivos como: vestibular, prova do Enem e mesmo concursos públicos, caso tenham interesse de participar num futuro próximo. O Secretário de Educação fala que a experiência adquirida e a vontade de fazer o seu melhor desperta a determinação do aluno em melhorar seus conhecimentos. “A Olimpíada é reconhecida como uma ótima estratégia de motivação aos estudantes, pois, proporciona uma competição saudável para os estudantes do ensino fundamental”, enfatiza o secretário.

A 2º fase acontecerá no dia 13 de setembro com os melhores selecionados na primeira fase, a organização acredita que para este momento, o percentual de participação de cada escola chegará a 5% do número inicial. A dificuldade das provas aumentará, pois trata-se de questões dissertativas, onde os alunos devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. Serão realizadas em nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e a correção será feita por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da OBMEP.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM. A Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.