FAMAB ACOMPANHA VISITA TÉCNICA AO PARQUE NATURAL MUNICIPAL MORRO DO MACACO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO

Nos dias 12 e 13 de julho, a equipe da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – Famab acompanhou os técnicos da Detzel Gestão Ambiental, empresa especializada em planejamento e gestão ambiental, em uma visita técnica de reconhecimento para elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Morro do Macaco.

A visita técnica da área do parque é importante para conhecer as principais características e reconhecer os principais potenciais e conflitos para a elaboração do Plano de Manejo. A categoria de Parques do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – LEI 9985/2000) tem como objetivo básico a preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Com o propósito de conhecer melhor todo entorno da área e entender a região, as equipes da Detzel, da Famab, da prefeitura municipal e também moradores locais realizaram visitas no mirante Eco 360, na praia da Tainha e nas trilhas da praia do Cação, da Tainha, além o pórtico de entrada da trilha do Morro do Macaco.

MAS PORQUE UM PLANO DE MANEJO?

Além de uma exigência legal, o Plano de Manejo é uma ferramenta que auxilia os gestores municipais a organizar os espaços e a fazer funcionar a Unidade de Conservação para a proteção da natureza, a realização de pesquisas científicas, o acolhimento de visitantes, a realização de educação ambiental, além de muitas coisas boas.