NO MÊS DO MEIO AMBIENTE, FAMAB PROMOVEU ENCONTROS E INTENSIFICA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Referenciando o mês do Meio Ambiente, a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (FAMAB) juntamente com parceiros, promoveu encontros, oficinas e rodas de conversas com a comunidade.

 

Na tarde do último dia 05, ocorreu no Horto Municipal a oficina sobre patrimônio alimentar, etnobotânica e naturopatia tendo como facilitadora a bióloga Andressa Santos do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da Universidade Federal de Santa Catarina. A roda de conversa contou com a presença das mestras da Cultura Tradicional Bombinense: Salete Maria Pinheiro Pereira, Benta Seberina Lucinda Venézio, Maria Paula Vieira dos Santos, Ana Calixto Rocha Silva e Célia Escolástica.  Foi uma tarde muito produtiva, de troca de saberes tradicionais e experiências, que contou também com a ilustre presença do Cacique Awapiradu e Pajé Awapocami, bem como da raizeira do Cerrado Elizete Matucha e naturopata Cristina.

 

Já na terça-feira, 6,  foi realizada no Horto Municipal uma roda de conversa com o objetivo de trabalhar a conscientização sobre a importância do tratamento adequado dos resíduos orgânicos. Esta ação foi conduzida por Marcus Negri, fundador da empresa Composta Rua. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender diversos aspectos que envolvem o processo de tratamento de resíduos orgânicos, também conhecido como compostagem. A atividade deste dia proporcionou a interação do público presente de uma forma muita rica, onde as pessoas puderam compartilhar os seus saberes e experiências, trocando conhecimentos que valorizam a cultura tradicional da região. Um exercício de conexão e valorização com as nossas raízes, de inspiração, de respeito e integração à natureza 

 

No  último  encontro no horto municipal aconteceu a oficina de roda de conversa sobre resíduos, poluição plástica e seus impactos no ambiente costeiro e marinho. Participaram como facilitadoras Ana Carolina Moreira de Oliveira, do Projeto Our Blue Hands, Luciana Fortuna do Instituto Tartabinhas e Taís Gonçalves da Parley forhe Ocean, e representando a comunidade tradicional pesqueira a Abinoã  Lins da Silva Guilherme.

 

Para encerrar a semana do Meio Ambiente , foi realizada uma ação ambiental no Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros, com mutirão de limpeza para retirada de resíduos sólidos da trilha e das praias do Cantinho de Zimbros, Cardoso e Lagoa. A atividade encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente. 

 

A ação de limpeza resultou na retirada de 128 kg de resíduos sólidos dentro do Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros. Destes, cerca de 42 kg corresponderam a materiais recicláveis; os quais foram destinados para a reciclagem; e o restante foi identificados como rejeitos e/ou resíduos orgânicos e destinados para a coleta convencional de resíduos.