SARAGAÇO 2023

O Saragaço acontece de 14 a 16 de julho, na praia de Bombinhas, e reunirá 12 ranchos de pesca da cidade e mais de 1.500 participantes, em celebração ao fim de mais uma safra da pesca artesanal da tainha.

Em sua sétima edição, busca celebrar a cultura local e promover a integração entre pescadores, comunidade e visitantes. A festa conta com gincana entre os ranchos, apresentações culturais, gastronomia típica e shows de artistas locais.

Este ano estão previstas mais de 30 provas envolvendo a pesca, elementos da cultura tradicional e brincadeiras antigas. Algumas tarefas já começaram a ser realizadas nos próprios ranchos de pesca. São provas antecipadas que testam as habilidades dos pescadores, como fazer rede, estivar uma canoa ou fisgar um peixe, somando pontos para as equipes.

A novidade desta edição é a prova “Mestre Chef”, uma competição culinária em que os participantes utilizam a tainha como ingrediente principal. Além disso, está confirmada a segunda edição da prova “Mar à Tona”, uma corrida de canoas de um pau só em que as equipes percorrem 10 km entre as praias de Bombinhas e Bombas.

O coordenador geral, Adauto Saturnino, explica que o evento fortalece a pesca da tainha enquanto patrimônio cultural de Bombinhas e de Santa Catarina. “O Saragaço valoriza os elementos da nossa cultura, envolve a comunidade tradicional e valoriza seus saberes. E assim, com muita festa, alegria e união, salvaguardamos uma parte da nossa história, dessa tradição milenar”, destaca.

Outro diferencial deste ano é que o evento terá transmissão on-line. Quem não conseguir aproveitar presencialmente a festa, poderá acompanhar ao vivo pelo linkhttps://saragacobombinhas.com.br/tv_saragaco/.

O evento é realizado pela Associação Saragaço, da comunidade tradicional de Bombinhas, com apoio da Prefeitura de Bombinhas, Câmara de Vereadores e Fundação Municipal de Cultura, e patrocínio ouro da Sicredi, Gasparzinho e outras 22 empresas.

Os interessados também podem contribuir com a cota comunidade, doando qualquer valor para ajudar nos custos do evento. O QR Code para pagamento e o valor arrecadado podem ser consultados no linkhttps://saragacobombinhas.com.br/cota-comunidade/.

O que: VII Saragaço 2023

Quando: de 14 a 16 de julho (de sexta a domingo)

Onde: Praia de Bombinhas – Centro (canto direito, com acesso pela Rua Piquira)

Entrada: gratuita