A DANÇA BOMBINENSE PRESENTE NO FESTIVAL DE JOINVILLE

No domingo, 23 de julho, uma comitiva formada por 30 pessoas, entre elas 26 alunas de dança do Projeto Oficinas Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMCB, e pela professora Tatiane Veroneze Pratti, passaram o dia no 40º Festival de Dança de Joinville. Onde puderam apreciar a Feira da Sapatilha, muitas aproveitaram a ocasião para adquirir uniformes propícios para as aulas e desta forma facilitar os movimentos apreendidos, assistir as apresentações do palco alternativo e no saguão do Centreventos Cau Hansen, trocar vivências com alunos e bailarinos profissionais de todo o Brasil, e finalizar a viagem técnica participando da Noite de Gala com a exibição do espetáculo “Cinderella” apresentado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com música de Prokofiev e coreografia de William Almeida.

A instrutora de dança do Projeto Oficinas Culturais, professora Tatiane Veroneze Pratti, destaca que o maior festival de dança do mundo sempre surpreende pela qualidade dos trabalhos apresentados, e comenta a importância da visita técnica: “estar em meio a amadores e profissionais da dança inspira, fornece referências e ânimo para continuar a dedicação na dança”. Ainda ressalta, que algumas alunas realizaram sonhos neste domingo: “algumas em estar no festival, outras em poder adquirir sua primeira sapatilha de pontas, outras em assistir pela primeira vez um espetáculo de ballet profissional. Isso muda. As oportunidades mudam a caminhada. Assistir a Escola do Ballet Bolshoi apresentando um espetáculo neoclássico foi intrigante, envolvente e inspirador”, finaliza a professora.

A aluna de dança contemporânea e canto coral Magarete Rita Riva, esteve pela primeira vez no Festival de Dança e não escondia a emoção: “incrível a qualidade que vimos aqui, que eu vi, qualidade internacional e praticamente na porta da nossa casa! Estou impressionadíssima e emocionada. E para ano que vem que possamos ampliar e ficarmos uma semana em Joinville e aproveitar as oficinas disponíveis também”.

O Festival de Dança de Joinville segue até dia 29 de julho, e todos os anos a FMCB proporciona aos alunos interessados nesta vivência, transporte e apoio institucional por meio do Projeto Oficinas Culturais. Este ano participaram da visita técnica 26 alunas de dança de ballet, contemporânea e jazz e quatro pais.