BOMBINHAS INICIA OBRA DA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL

Os alunos bombinenses do Ensino Fundamental estudarão o ano letivo de 2016 em escola de ensino integral.

Durante o evento de apresentação das 203 obras bombinenses que estão em execução, realizado no dia 27 de junho, foi assinada a ordem de serviço para início da obra da Escola Integral, que contempla uma das pilastras mais significativas da gestão atual que é a educação. O cronograma de construção estima para dezoito meses a conclusão da obra.

São dois blocos distribuídos num terreno de quase 30 mi metros quadrados, localizado no bairro de Bombas, ao lado do Estádio Municipal Cristiano Cunha, com capacidade para atender, aproximadamente 2000 alunos, ou seja, todo o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) no mesmo espaço. São 35 salas de aulas e mais laboratórios, salas de atividades múltiplas/auditórios, bibliotecas, salas multifuncional, direção, apoio pedagógico, vestiários e depósitos. Outra questão importante é que o projeto contempla a acessibilidade e coletará a água da chuva para ser utilizada nos sanitários, o que trará redução do consumo de até 60%.

A Nova escola é essencial, e por isso recebeu apoio integral do Ministério da Educação – MEC, porque materializa para o Município de Bombinhas um projeto que esta em construção em conjunto com toda a comunidade escolar: o projeto de uma Nova Educação para Bombinhas. Este rico processo de reflexão proporcionará um laboratório de práticas, que tem observância do MEC, e busca respostas em escala nacional para os mesmos desafios que Bombinhas procura responder.

O projeto de escola integral dá importância às artes, à estética, à música, aos aspectos cognitivos e buscará desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, a saúde e o corpo, pois proporcionará, além do ensino regular, atividades no contraturno. Estas aulas diferenciadas oferecerão oportunidades para que os estudantes possam aprender e desenvolver práticas que ampliarão suas expectativas de aprendizado, que irão apoiá-los em seus itinerários formativos, de maneira a prepará-los para a vida.

O Secretário de Educação de Bombinhas, Alexandre André dos Santos, explica que ao abordar a educação neste sentido, não apenas o desenho curricular será distinto, mas principalmente, a sua metodologia e acompanhamento. Assim, a Escola pactuará com a comunidade escolar um conjunto de conceitos inovadores de pedagogia, gestão e conteúdo. “Esta concepção de renovação para enfrentar os desafios do ensino fundamental do século XXI é a contribuição de Bombinhas para o debate nacional sobre a educação que o Brasil precisa”, enfatiza Alexandre.

A Prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, fala que a proposta de Educação Integral não deve replicar o mesmo modelo atual de prática escolar, mas ampliar tempos, espaços e conteúdos, buscando constituir uma educação cidadã. “O objetivo desse governo é oferecer educação integral de qualidade para todas as crianças, permitindo acesso ao esporte, cultura e lazer”, destaca Paulinha.

Tal projeto é comprometido com a transformação da sociedade e com a formação de cidadãos, e encontra no diálogo e na construção coletiva, um eixo central. É uma proposta em gestação, representa o compromisso da Prefeita e do Vice Prefeito com a educação como a mais importante chave de transformação da sociedade, mais justa, fraterna e que seja de todos os Bombinenses.