21° FESTA DA CULTURA AÇORIANA ACONTECE NOS DIAS 22 À 24 DE AGOSTO EM FLORIANÓPOLIS

Este ano o Açor é em Florianópolis, em 2015 Bombinhas sediará a maior Festa Açoriana do Brasil.

A Comunidade de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, sediará o 21ª Açor, Festa da Cultura Açoriana, entre os dias 22 e 24 de agosto. Promovida pelo Núcleo de Estudos Açorianos – NEA, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina – SeCult/UFSC, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, tem o apoio da Santa Catarina Turismo – Santur e Governo dos Açores. A Festa Açoriana é itinerante, portanto, a cada ano, acontece em uma cidade diferente, normalmente escolhida com um ano de antecedência pelo conselho consultivo do NEA.

Neste período o distrito de Santo Antônio de Lisboa receberá 60 delegações de todo o Estado para apresentações folclóricas, exposições, estandes culturais, gastronomia, exibição de documentários, todos relacionados com a temática açoriana.

As escolas do município, que desenvolveram durante o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e seu legado no litoral, mostrarão os resultados alcançados. As 32 escolas municipais expõe em estandes, os trabalhos desenvolvidos para o fortalecimento da herança cultural açoriana. Ainda participam de exibições de danças folclóricas, brincadeiras infantis e do desfile etnográfico. O envolvimento dos estudantes faz com que o trabalho em prol da cultura açoriana não termine com a festa, e promove a educação cultural e sua difusão através do conhecimento dos alunos.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça e Sombrio. O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC não perde de vista um de seus grandes objetivos ao criar a festa: “Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular”, enfatiza Joi Cletisson, Coordenador do NEA.

Atualmente o Núcleo atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promove palestras, cursos, exposições e desenvolve pesquisas que buscam preservar e divulgar a produção cultural açoriana.

E Bombinhas é a grande anfitriã do 22° Açor, no ano de 2015. E todos os atores culturais locais trabalham para realizar uma festa inesquecível tanto para o munícipe, quanto para o visitante. “Exite uma mobilização entre poder público e Associações Culturais, como Grupo Folclórico Mixtura e Instituto Boimamão. Foi criada uma comissão para planejamento e organização da festa, e já começamos a trabalhar. Por isso convidamos todos a visitarem a festa em Florianópolis para que conheçam o grandioso evento que receberemos no ano que vem.” destaca a Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://nea.ufsc.br/, no Núcleo de Estudos Açorianos.