PROJETO BIBLIOTECA VIVA É COLOCADO EM PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BOMBINENSE

Nos dias 18 e 19 de agosto Bombinhas foi cenário do início de um projeto de incentivo a leitura.

No dia 18 de agosto, última segunda-feira, a Secretaria de Educação realizou a abertura do projeto Biblioteca Viva á comunidade escolar no auditório Solange Maria da Silva, no primeiro piso da Prefeitura de Bombinhas. A professora Rosângela Boeno, diretora de Inclusão Social, e coordenadora do projeto explica que o intuito é dar ao livro a sua verdadeira importância. “É beber da sua fonte e proporcionar alimento com suas histórias, para que elas invadam a vida de todos, alunos, familiares e professores, com a sua beleza e virtude”, enfatiza Rô, como é carinhosamente chamada por todos.

Embora a pretensão seja audaciosa, o objetivo é relativamente simples, pois planeja, através de vários subprojetos de natureza diversificada, incentivar a leitura com o propósito pedagógico de ensinar e aprender através da sua prática. Durante os dois dias 801 alunos do Pré I até o 2º ano do Fundamental I, dos Centro de Educação infantil Débora Selma da Silva de Santana, Arco Íris, Sítio do Pica Pau Amarelo, Peter Pan, Cantinho da Felicidade e as Escolas Básicas Municipais Edith Willecke, Pequeno Príncipe, Dona Dilma Mafra, Manoel Eduardo Mafra e Manoel José da Silva, puderam ouvir contação de histórias, participar ativamente destas histórias e assistir a apresentações teatrais.

Participaram do encontro a professora Diana Diz e os alunos do 4º ano da EBM Manoel José da Silva, que apresentaram o texto “Menina Bonita do Laço de Fitas”, de Ana Maria Machado, a secretária escolar Andressa Dias, a Anabel, a coordenadora pedagógica Gabriela Rafone, ou seja, a Clarabela que fizeram contação de histórias e a professora Sarita de Santana com as monitoras Alessandra e Ana fizeram uma Mostra de recursos para contação produzidos pela sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE. E encerrou o dia festivo a Florisbela, também conhecida como professora Rosângela Boeno, que contou uma linda história para os pequenos.

Em ambos dias as crianças choraram, riram, se emocionaram, sopraram as casinhas dos três porquinhos, e realizaram muitas peraltices neste momento de ludicidade único e tão especial.

O projeto Biblioteca Viva ainda contempla algumas ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo: Audiolivro e livro digital – aumentar o acesso da comunidade escolar ao livro de literatura; Troca-troca de livros – organizar com os auxiliares de biblioteca espaços de troca de livros nas Escolas; Contação de histórias – capacitar pessoas para fazer contações nas Escolas; Baú literário – Baú cheio de livros que vai rodar pelo município levando leitura e diversão as crianças, nos mais diversos ambientes; Pintura facial, atividades lúdicas; Teatro/literatura viva; Sacola viajante – empréstimo de livros diferente; Resgate cultural – pela leitura resgatar o folclore, através de cantigas de rodas, parlendas, lendas etc.; Estimular a produção de recursos para contação de histórias e Literatura Viva.