CEI TEMPO FELIZ, NO BAIRRO JOSÉ AMÂNDIO ABRE SUAS PORTAS Á COMUNIDADE BOMBINENSE

A nova unidade escolar contempla 80 alunos e iniciou as aulas nesta segunda-feira, dia 25 de agosto.

Na quinta-feira, dia 21 de gosto, ás 18h30, a Prefeitura de Bombinhas inaugurou em uma solenidade emocionante, mais uma unidade escolar. Trata-se do Centro de Educação Infantil Tempo Feliz, localizado à Rua Canguru, nº 325, esquina com a Rua Cão do Mato, no bairro José Amândio.

O evento foi prestigiado pela comunidade em geral, pelas 80 famílias dos alunos e autoridades do legislativo e executivo. Mas o que mais chamou a atenção foi a quantidade de crianças, sorridentes, felizes por estudar na escola nova. Outro fator importante foi que a Fundação Municipal de Cultura preparou três apresentações artísticas, especialmente, para a ocasião. Primeiramente o Coral Infantojuvenil sob a coordenação da Maestrina Anna Lehn interpretou um Pout Porri de Samba (Tom Jobim, Adoniran Barbosa e Alcione), em juntou-se a este o Coral de Libras “Mãos que cantam”, sob regência da Maestrina Sabrina Rodrigues, e juntos interpretaram a canção “Fico Assim sem você”, de Claudinho e Bochecha, e, por último o Coral de Libras realizou uma interpretação solo da canção “Na linha do tempo” de Vítor e Léo.

A prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, acompanhada pelo Vice Prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho, do Secretário de Educação Alexandre André dos Santos, e representantes do legislativo relataram a história da construção do Centro de Educação infantil Tempo Feliz e explanaram a felicidade de, finalmente, inaugurar a nova unidade escolar. Paulinha, salientou a nova fase que Bombinhas passa a viver com a demonstração dos projetos desenvolvidos pensando numa Educação de Base forte. “A partir de agora conseguimos mostrar á população as inovações, tecnologias e projetos que estruturamos para Bombinhas. Nossas crianças estão na escola mas com planejamento e desenvolvimento que objetivam atingir competências e habilidades, tanto sociais quanto cognitivas, que as tornaram cidadãos muito melhores”, enfatizou Paulinha.

O Secretário de Educação explicou que o ganho pedagógico que ambientes planejados especificamente para atender a educação infantil, tanto nas características internas quanto externas, como volumetria, formas, materiais, cores e texturas, ajudam no desenvolvimento das práticas pedagógicas com as culturais e sociais. E salienta que o desenho arquitetônico foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico e psicológico, como no intelectual e social. “Impossível descrever a alegria de abrir mais um espaço educacional em Bombinhas, não há ganho em outras áreas, que suplante o que for realizado para a melhoria da educação de base”, enfatizou Alexandre.

O prédio é composto por um bloco administrativo, um bloco de serviços e dois blocos pedagógicos, que, somados ao pátio coberto e refeitório, são interligados por circulação coberta. Na área externa estão o playground e o castelo d’água. O projeto arquitetônico respeitou a norma da Associação Nacional de Normas Técnicas – ABNT, NBR 9050, que regulamenta a acessibilidade, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, portanto, contempla além dos espaços com dimensionamentos adequados, todos os equipamentos de acordo com o especificado: barras de apoio, equipamentos sanitários, sinalizações visuais e táteis.

O Cei oferece cinco novas turmas que totalizam 80 crianças, distribuídas em: berçário I (três turmas com 16 bebes), uma de berçário II (com 16 bebes) e uma de maternal I (com 16 bebes). A equipe de profissionais somam 10 professores, 10 monitoras, quatro merendeiras, um secretário, um vigia e sob a coordenação da diretora Jaciara Pinheiro.

Depois de cortar a fita de entrada dos portões da escola e descerrar a placa de inauguração, mais de 200 pessoas passearam por todos os espaços, e as crianças puderam ouvir uma linda contação de história pela Professora Rosângela Boeno, conhecida como Florisbela, e tiveram seus rostinhos pintados pela Professora Adalgyza. Para terminar a noite com a pompa que ela merece os pais retiraram o uniforme escolar de seu filho diretamente com o professor que o atenderá neste ano letivo.