OPERAÇÃO LÍNGUA NEGRA COMBATE CRIME AMBIENTAL

As ligações clandestinas, onde o esgoto é jogado na rede de captação pluvial ou diretamente nos rios, causam danos ao meio ambiente difíceis de ser mensurados. É uma cadeia onde podemos enxergar o começo mas, dificilmente chegaremos ao final do trajeto de destruição que esse gesto pode causar. A falta de conscientização, leva muita gente a fazer a ligação de esgoto do jeito que bem entende, e com o acumulo de dejetos ou a chuva o  esgoto acaba transbordando para a rua, ou chegando à praia.

Na contramão da falta de consciência, a Prefeitura de Bombinhas criou em 2013 a Operação Língua Negra, que reúne fiscais da Divisão de Saneamento, técnicos da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, trabalhadores da Secretaria de Obras, e hoje conta também com a equipe da Concessionária Água de Bombinhas e da Engemar. O objetivo é coibir as ligações clandestinas de esgoto, que a partir de denúncias da população de abusos contra o meio-ambiente, realizam as ações 24 horas por dia.

A Operação Língua Negra faz vistorias por todo o município de Bombinhas. A equipe é treinada para identificar vazamentos, lacrar as ligações inadequadas e autuar ou multar os infratores. Infelizmente, há uma grande incidência de residências, prédios e estabelecimentos comerciais nessa situação, a consequência, além do mau cheiro que se espalha na região, é o risco à saúde pública e o prejuízo à qualidade de vida do município.

O Vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, também Secretário de Saúde informa que muitos locais são reincidentes e que apesar da multa, voltam a cometer o mesmo crime ambiental. “Porém, em muitos casos, quando constatamos o problema, o proprietário trata logo de resolver”, afirma Paulinho, que acompanha algumas vistorias junto com a Prefeita Paulinha.

Este ano, a equipe da Operação Língua Negra já emitiu 75 intimações, 36 autos de infração, realizou 38 lacres de tubulações e já multou 31 proprietários de imóveis. “A falta de preocupação das pessoas com o meio ambiente nos preocupa e espanta. O município tem no turismo seu pilar principal de sustento e mesmo assim as pessoas cometem um crime contra a biodiversidade do local sem peso na consciência. Até mesmo no bairro do Centro, onde tem rede de tratamento de esgoto encontramos ligações irregulares na rede pluvial”, comentou a Prefeita Paulinha.

Os técnicos também orientam os moradores das ruas visitadas para que mantenham suas fossas sépticas e sumidouros regularmente esgotados até que a rede pública seja implantada pela nova concessionária que deve investir cerca de 135 milhões para cobrir todo o território de Bombinhas em no máximo cinco anos. Se todos fizerem sua parte, as praias não serão contaminadas e o meio ambiente será resguardado.