COMUNICADO SOBRE O 21º FESTIVAL DE EMBARCAÇÃO A REMO

Em função das adversidades climáticas sofrida por Bombinhas no fim de semana festivo pelo 30º aniversário, o 21º Festival de Embarcação a Remo e 16º Festival Estadual de Canoa a Remo de Bombinhas foi adiado para o domingo, 20 de março, na Praia de Bombinhas, Centro, com acesso pela rua Piquira. a partir das 9 horas.

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura – FMC, organizadora do acontecimento, entende que a disputa é travada na água e para os competidores não faria diferença, talvez a chuva até seria uma emoção a mais. Todavia, o Festival de Embarcação a Remo é um evento da comunidade para a comunidade, que assiste embevecida a força dos braços dos homens e mulheres bombinenses, e visitantes, e a chuva impediria a presença destes expectadores, em especial os mais velhos, justamente os detentores deste saber e que promovem o repasse desta tradição que tanto valorizamos.

A FMC não mede esforços para promover a manutenção desta e muitas outras tradições, e considera que a observação da corrida de canoa pelos mais jovens, e sua participação desde criança nas competições de caiaque e caícos é muito significativa, e tão importante quanto a dos adultos, e possivelmente o mar com vento dificultaria também essa participação.

Ainda, é importante salientar que a premiação é instituída pela Lei Municipal Nº 1664 de 17 de março de 2019, que remunera os três primeiros colocados de cada categoria, e para a edição de 2022 soma R$ 17.935,72. Uma conquista da comunidade e do patrimônio cultural imaterial ter a premiação garantida por lei.

A FMC convida a comunidade bombinense, municípios do litoral catarinense e visitantes em geral para prestigiar no próximo domingo, dia 20 de março, esse importante momento de salvaguarda do patrimônio cultural local.

Serviço

O quê: 21º Festival de Embarcação a Remo e 16º Festival Estadual de Canoa a Remo de Bombinhas

9 horas Concentração das embarcações

10 horas Início das competições