A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE BOMBINHAS INFORMA QUE SE ENCONTRAM PUBLICADOS OS EDITAIS DE CHAMAMENTO PÚBLICOS REFERENTES À LEI PAULO GUSTAVO.

Nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, a Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, torna público o lançamento de dois editais destinados à aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo. Um desses editais é voltado exclusivamente para o setor Audiovisual, enquanto o outro contempla as Demais Áreas artístico-culturais. O objetivo é a seleção de projetos de agentes culturais residentes na cidade nos últimos quatro anos.

As inscrições para ambos os concursos terão início no dia 11 de agosto, sexta-feira, e permanecerão abertas até às 17h00 do dia 11 de setembro, de forma online, por meio dos links disponibilizados no endereço eletrônico www.culturabombinhas.com.br/lpg. No total, serão destinados R$ 197.603,86 para financiar 20 projetos, sendo R$ 140.634,67 para projetos na área de Audiovisual e R$ 56.969,19 para projetos em outras áreas, tais como dança, teatro, música, literatura, entre outras.

Com o objetivo de garantir o amplo acesso aos editais, a Fundação de Cultura implantou a modalidade de inscrição oral. A ideia é permitir que mesmo as trabalhadoras e os trabalhadores que não têm proximidade com aparatos tecnológicos possam pleitear os recursos da Lei Paulo Gustavo. O proponente que quiser solicitar o recurso por meio oral deve fazer contato com a equipe da Cultura pelo telefone (47) 3264-7478 de segunda a sexta, das 12 às 18 horas, ou se dirigir até a Casa de Cultura “Dona Tila” (Rua Parati, 203, Centro, Bombinhas). Basta informar qual é a dificuldade encontrada e a equipe vai orientar sobre a melhor maneira de viabilizar a inscrição.

“O acesso à cultura precisa ser para todos, sendo assim, pela primeira vez estamos prevendo a opção de inscrição em formato audiovisual, ou ainda, sob agendamento podemos ofertar essa gravação que é feita pelo nosso time da cultura que está preparado para poder atender as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. E aos agentes culturais que tem acesso à internet mas ainda tem alguma dificuldade, nossa equipe também dará todo suporte para sanar todas as dúvidas que porventura possam surgir e com isso buscar um recorde no número de projetos recebidos” afirma o Presidente da instituição, Luiz Felipe de Melo.

Para ajudar os agentes culturais, a equipe da Fundação Municipal de Cultura realizará plantões de tiras dúvidas nas segundas, quartas e quintas, em atendimentos preferencialmente coletivos, permitindo o compartilhamento de informações entre todos os interessados presentes. A ação acontece durante todo o período de 30 dias de inscrição e o agendamento acontece na recepção da Casa de Cultura “Dona Tila”;

Conforme regramento da lei e com a finalidade de amenizar as diferenças e desigualdades históricas, os editais têm a garantia de cotas etnicos-raciais com no mínimo 20,00% (vinte por cento) das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e no mínimo 10,00% (dez por cento) das vagas para pessoas indígenas em todas as categorias.

A Lei é sem dúvidas, uma conquista da classe e para a classe. E os editais, construídos de forma colaborativa, uma novidade bem vinda, aproximaram ainda mais o Conselho Municipal de Políticas Culturais e as setoriais artísticas da Fundação Municipal de Cultura.

Aproveite essa oportunidade, uma de muitas que ainda virão. Leiam com atenção os editais e coloque no papel os projetos engavetados!

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações, entre em contato de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, por meio dos seguintes canais: e-mail (editaisculturais@bombinhas.sc.gov.br), telefone e/ou WhatsApp (47) 3264-7478.