PODER PÚBLICO E PESCADORES DEBATEM A PESCA DA TAINHA EM BOMBINHAS

Uma reunião pública aconteceu nesta segunda-feira, dia 08, no auditório da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, entre donos de ranchos, pescadores, Prefeitura de Bombinhas e interessados na pesca artesanal da tainha, que inicia no dia 1º de maio e segue até 31 de julho.
O objetivo era debater os pontos de conflito, estabelecer o diálogo com a comunidade pesqueira e buscar formas de solucionar problemas durante a temporada da tainha nas praias de Bombinhas.

Servidores da fiscalização, infraestrutura urbana, turismo e cultura estiveram presentes para apresentar as novidades e melhorias para este ano. Entre os temas debatidos estavam fiscalização, pontos de instalação de energia, água, uso dos banheiros públicos e retirada das boias e poitas que devem ser feitas em breve, para que os pescadores possam iniciar seus trabalhos de organização dos ranchos e a pescar a partir do próximo mês.

A Prefeitura de Bombinhas tem trabalhado para que a pesca artesanal da tainha seja cada vez mais valorizada, dentro e fora do município, através da divulgação, das melhorias de infraestrutura para os pescadores e incentivo aos mais jovens na perpetuação da tradição, por meio de atividades de educação patrimonial com a rede municipal e estadual de ensino.

A segurança e fiscalização das praias e orla marítima tem se intensificado, inclusive foi anunciada a aquisição de mais um veículo aquático para incrementar os trabalhos da FAMAB, buscando inibir as irregularidades e mantar a ordem necessária para a prática da pesca artesanal.

A Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de um Pau Só em Bombinhas é Patrimônio Cultural de Santa Catarina, e todo o trabalho realizado na cidade garantiu o primeiro lugar no concurso anual Green Destinations Story Awards 2023, categoria “Cultura e Tradição”. A premiação é concedida às histórias mais inspiradoras de boas práticas em turismo sustentável. A intenção que o universo da pesca, suas histórias, eventos relacionados e gastronomia torne-se um atrativo turístico amenizando os efeitos da sazonalidade.